Qual o seu perfil comportamental e cerebral

O cérebro é um órgão complexo e, mesmo com o avanço dos estudos científicos, ainda guarda muitos mistérios. Ele é o centro do sistema nervoso, controla quase todas as funções vitais do organismo e é composto por aproximadamente 100 bilhões de células nervosas, responsáveis pela funcionalidade mental. "É o cérebro que determina a forma como cada indivíduo se comporta. Por isso que é necessário compreender a dinâmica cerebral de uma pessoa para saber lidar com os seus comportamentos e atitudes", explica Bruno Juliani, presidente da Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING).

Entender a dinâmica cerebral promove autoconhecimento e contribui para que a pessoa trabalhe melhor com seus pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados no que diz respeito ao alcance de seus objetivos. Juliani explica que o funcionamento do cérebro é tão importante no que diz respeito à concretização de metas que este é um dos primeiros aspectos a ser levado em consideração no processo de coaching.

 

"O coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional que identifica o objetivo e verifica o que é necessário para chegar até a ele. O coach estimula o cliente a pensar nas possibilidades e limitações e a agir, com base na forma como o cérebro trabalha", esclarece.

Para determinar como o cérebro do coachee (ou cliente) atua, o coach faz um teste rápido, que visa identificar qual é o perfil cerebral do indivíduo. São quatro perfis, cada um relacionado a um animal diferente. "As pessoas podem ser definidas como águia, lobo, golfinho ou tubarão. São apresentados 25 quadros, com quatro palavras cada. A cada quadro o coachee deve escolher a palavra que mais se aproxima do seu comportamento e a mais distante. No final é feita a soma das respostas e determinado o seu perfil", afirma.

 
 

Águia, golfinho, lobo ou tubarão?

 

 

A águia é um idealizador, gosta de fazer diferente. Curiosidade, criatividade, intuição, flexibilidade e visão de futuro são algumas de suas qualidades. As pessoas que possuem este perfil são inovadoras, provocam mudanças radicais e têm pensamento macro.

"Quando a águia se sobrepõe na dinâmica cerebral pode haver falta de atenção, rebeldia e teimosia. É o famoso do contra. A águia gosta de liberdade de expressão, ausência de controles rígidos e oportunidade para delegar tarefas".

   

 

O golfinho é o comunicador, uma pessoa sensível, que se dá bem em equipe e gosta de se relacionar com outras pessoas. Busca a harmonia, sabe como delegar a sua autoridade e como manter e desenvolver a cultura empresVerdana. Por outro lado, pode esconder conflitos, manipular os outros por meio dos sentimentos e colocar a felicidade acima dos resultados.

"O golfinho tem a necessidade de ser aceito socialmente, ser reconhecido por sua equipe e atuar em um ambiente harmônico, no qual possa ser construído o consenso",ressalta.

   

Quem gosta de organização, planejamento, pontualidade e controle pode ser identificado como lobo. Detalhista, o lobo é conservador, metódico e previsível e suas grandes qualidades são a lealdade e a responsabilidade. Os pontos fracos são dificuldade de adaptação a mudanças e aversão a riscos.

"O lobo busca conhecimento, característica comum a pessoas que gostam de estudar, professores e pesquisadores. As principais motivações do lobo são ver o produto acabado, com começo, meio e fim e saber exatamente quais são as regras do jogo", declara.

   

O tubarão, que define pessoas que agem em busca do resultado. Possuem senso de urgência, são impulsivos,  práticos,auto-suficientes e têm foco no futuro. O tubarão gosta de vencer desafios e fazer acontecer.

"O lado negativo é que este tipo de indivíduo tem dificuldade de socialização, é impaciente, ansioso e pensa somente depois de agir. No teste é possível identificar qual é o perfil principal do coachee e quais são os secundários. Algumas pessoas são extremamente lobo, enquanto em outras o golfinho e o tubarão se sobrepõem com certo equilíbrio", diz.

 

"Com o coaching são desenvolvidas as habilidades e competências necessárias para chegar ao objetivo e é feito um direcionamento das crenças e valores do indivíduo. O aprendizado é o mais importante em todo o processo, permitindo que o método seja aplicado em todas as áreas da vida", garante o especialista. Site:http://www.abracoaching.com.br.

 

   

Entre em contato:

21 98105-2252

21 3439-1158

Email: contato@bethcoach.com.br

Site: wwww.bethcoach.com.br

Brasil l Rio de Janeiro - 21 3439-1158 ou 98105-2252 - © Copyright 2013 - bethcouch - Todos os direitos reservados - web designer

 
Beth-Coach.htm